Quando jovens, temos a sensação de sermos especiais, superdotados, diferentes: achamos que temos poderes de superheróis, que nada pode nos atingir e que podemos resolver todos os problemas do mundo. Nos sentimos invencíveis!
O tempo passa e o peso das responsabilidades esmaga esta nossa sensação de superioridade: casa, família, trabalho, contas a pagar, chefes autoritários e a rotina massacrante nos tornam apenas humanos. Nossos supostos superpoderes e sonhos ficam escondidos em um armário ou no sótão.
Espere, não entre em depressão, Não estou falando de sua vida (nem da minha!). O tema aqui é o filme "Os Incríveis", mais uma das brilhantes animações da Pixar, que acerta em cheio ao abordar como abandonamos nossos sonhos e aceitamos a mediocridade.
A palavra medíocre, apesar da conotação negativa que assumiu na língua portuguesa, significa aquilo que fica no meio, mediano. E medíocre é a vida de Roberto Pera, conhecido na juventude como "sr. Incrível", quando combatia o mal e salvava vidas. Pressionados por uma série de processos judiciais por danos causados ao patrimônio particular e público, os superheróis são obrigados a esconder seus poderes, trocar de identidade e viver vidas normais: Pêra e sua mulher Helena, também uma famosa ex-super-heroína moram em um bairro de subúrbio, vivem uma vida de classe média. Pêra trabalha como um funcionário de uma seguradora, tem um chefe que vive lhe dando lições de moral, luta contra a vida tediosa e vê os pneuzinhos crescendo em sua cintura.
Sua única diversão é se encontrar com seu amigo Lúcio Barro, antes conhecido como Gelado, outro superherói que precisou se contentar com uma vida normal. Os dois ouvem a freqüência de rádio da polícia, enquanto relembram as histórias de heroísmo da juventude.
Quantas vezes, em meio ao nosso cotidiano, sentimos que não desenvolvemos todo o potencial que temos? Quantos de nossos sonhos foram abandonados durante nosso caminho? Quantas e quantas vezes só queremos uma oportunidade para mostrar tudo o que somos capazes de fazer? E que podemos, de vez em quando, salvar o mundo (ou pelo menos o dia?)
O Sr. Incrível tem esta chance quando recebe um comunicado misterioso convocando-o até uma ilha remota para uma missão ultra-secreta. E descobre que o destino do mundo está em suas mãos e que sua família precisa se unir e redescobrir que são incríveis!
Não espere uma chance surgir de fora para desenvolver todo o seu potencial. A verdadeira oportunidade de nos tornarmos incríveis está dentro de nós mesmos. Basta parar de deixar a vida te levar, e passar a levar a vida em direção a seus sonhos. Você vai descobrir que todos nós somos incríveis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário