sexta-feira, 30 de abril de 2010

Graduação tecnológica: pesquisa aponta boa aceitabilidade pelo mercado de trabalho

Pesquisa realizada na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) no mês de setembro, com 373 alunos do alunos formandos dos cursos tecnológicos da área Gestão e Comércio, revela que mais de 90% dos universitários avaliados estão empregados e já conseguiram um reconhecimento em suas empresas ou pelo mercado. Tanto que 33,5% foram recolocados profissionalmente, mesmo antes de se formar, e 26,8% já conseguiram a tão sonhada promoção.

O professor responsável pela pesquisa, Fabiano Caxito, atribui o resultado à atratividade que os cursos tecnológicos despertam, por serem voltados num determinado campo de atuação e para a educação profissional. “A inserção de tecnólogos no mercado também é alta, porque eles possuem um conteúdo focado e atendem demandas específicas de mercado”, afirma. Com duração média de quatro a seis semestres, a UNICID oferece hoje 31 cursos nas seguintes áreas: comércio, indústria, gestão, design, comunicação, turismo e hospitalidade, informática, telecomunicações, meio ambiente e lazer e desenvolvimento.

Os mais procurados atualmente são os do eixo de Gestão e Negócios, que contam hoje com três mil alunos matriculados nos cursos: Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Auditoria e Controle de Qualidade nas Empresas, Marketing, Logística, Comércio Exterior, Segurança Empresarial e Agências Bancárias. Para o coordenador dos cursos, o professor Wanderley Gonçalves, a procura pela área reflete a necessidade por uma formação especializada. “Eles respondem às novas tendências das empresas, que cada vez mais exigem profissionais com perfil diferenciado”, afirma.

É o caso de Francisco Assis Barreto de Albuquerque, 25 anos e aluno 2º semestre do curso tecnológico de Processos Gerenciais. Há oito anos atuando em uma empresa de automação industrial na área de Engenharia, ele buscou o curso para vislumbrar novos horizontes profissionais. “Buscava uma formação mais focada para trabalhar na área de Planejamento da Empresa. E no curso tecnológico encontrei um projeto pedagógico que atendia minhas necessidades, para empreender dentro da organização. O resultado não poderia ter sido outro, fui promovido a analista de planejamento estratégico”, afirma.

Já Alexandre Sandrin, 33 anos, tinha uma ampla experiência de mercado na área comercial quando iniciou o curso de Gestão em Marketing na Universidade. O que almejava era ter um diploma superior para então ingressar numa pós-graduação e iniciar uma nova carreira como professor universitário. “A graduação tecnológica é a ponte mais rápida para a realização de uma pós-graduação”, comenta.


Guia esclarece dúvidas sobre os tecnológicos

Fabiano Caxito acaba de lançar o livro “Guia de Cursos Tecnológicos 2009 – Do Ensino Médio à Pós-Graduação em apenas 3 anos!”, pela editora Digerati Books. Em suas 107 páginas, ele tem como objetivo orientar e esclarecer dúvidas referentes aos cursos de Graduação Tecnológica, sua aceitação no mercado de trabalho, entre outros. A publicação é encontrada nas principais bancas e livrarias de todo o Brasil.

Projeto Pedagógico é diferencial na Universidade

Os Cursos Tecnológicos da Universidade Cidade de São Paulo têm seus projetos pedagógicos construídos a partir da concepção de currículo por competências. São cursos modulares que conferem certificações intermediárias de qualificação profissional, objetivando que o aluno amplie as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. A organização modular é constituída por unidades curriculares que compreendem bases tecnológicas necessárias para a aprendizagem de conceitos, habilidades e atitudes. Os módulos são flexíveis e permitem o trânsito do aluno entre as unidades e entre os cursos, pois não possuem a antiga fórmula dos “pré-requisitos”. Para orientar o aluno no seu percurso de formação e promover este movimento interdisciplinar, o Centro Tecnológico da Universidade conta com uma equipe de professores-tutores. Todos estes fatores conjugados dão aos cursos tecnológicos um viés profissional, especializado numa área de atuação, mas solidamente relacionado a uma educação que vai para além da “formação para o mercado”. Abrange a profissionalização criativa, com autonomia, competente não na reprodução, mas na produção de novos conhecimentos e tecnologias.

Processo Seletivo de meio de ano

A Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) recebe até o dia 15 de outubro, inscrições para o Processo Seletivo tradicional e por agendamento, com turmas para fevereiro de 2009. A prova tradicional acontece no dia 19 de outubro, das 10 às 14 horas, no campus da instituição, localizado no bairro do Tatuapé. A taxa de inscrição é de R$ 30,00. Nesse Processo Seletivo 2009, a Universidade lançou sete cursos. Na graduação tecnológica serão: Construção de Edifícios, Design de Moda (Negócios de Moda), Gestão Desportiva e de Lazer, Gastronomia (Gestão de Negócios Gastronômico) e Gestão Hospitalar. Na graduação tradicional serão: Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. Os candidatos poderão fazer a inscrição do Processo Seletivo pelo site da Universidade, no Centro de Atendimento ao Aluno (CAA), em postos autorizados e pelo telefone (11) 2178-1212, das 9 às 20h30, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9 às 14 horas. Os resultados das provas da primeira chamada serão divulgados no dia 21 de outubro, a partir das 10 horas, no site www.cidadesp.edu.br e murais de aviso da Universidade. Já os resultados de segunda chamada serão divulgados no dia 23 de outubro, a partir das 15 horas. As matrículas dos aprovados em primeira chamada poderão ser feitas nos dias 21 e 22 de outubro, das 10 às 20 horas. Já os aprovados na segunda chamada farão matrículas nos dias 24 e 27 de outubro, das 10 às 20 horas.

Universidade Cidade de São Paulo

Rua Cesário Galeno, 475, Tatuapé (Estação Carrão do Metrô)

Tel.: 11 - 2178 1212 - www.cidadesp.edu.br

Divulgação:

CDI - Agência de Comunicação

Daniela Nogueira / Alexandre Rigonato

danielan@cdicom.com.br / alexandre@cdicom.com.br

Tels: (11) 2178-1283 / 3817-7941

Nenhum comentário: