sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Use seu Tanque Reserva

A primeira vez que ouvi esta expressão, “usar o tanque reserva” confesso que a achei um tanto sem sentido.

Estava em uma reunião com um diretor comercial, que falava para cerca de 500 vendedores e gerentes de venda, no final do mês de outubro. Estávamos nos preparando para os dois últimos meses do ano e nossas metas anuais pareciam inatingíveis.

Era uma destas reuniões motivacionais que ocorrem em um auditório de hotel, nas quais você já chega sabendo tudo o que vai ouvir e se perguntando: o que estou fazendo aqui?

Acabada a reunião, estávamos voltando para a empresa, quando o álcool do carro acabou. Tiramos bastante sarro do motorista, e já estávamos nos preparando para disputar na sorte quem iria até o posto buscar combustível naqueles horríveis sacos plásticos que deixam a mão com cheiro de gasolina.

Quando alguém teve a brilhante idéia de pegar a gasolina do tanque auxiliar de partida. (era um carro flex). Deu algum trabalho, mas conseguimos chegar até o posto.

E ai a imagem de usar o tanque reserva para alcançar as metas fez todo o sentido.

Quando determinamos nossos objetivos, sempre imaginamos que tudo acontecerá da melhor maneira possível. Que todos os nossos sonhos se realizarão com facilidade. Porém, a realidade nem sempre é como sonhamos.

Existe uma anedota bem conhecida que ilustra bem esta diferença entre o plano e o real: dizem que técnico do Botafogo explicava aos jogadores como uma determinada jogada deveria ser feita. Garrincha levanta a mão e pergunta “falando parece fácil, mas o senhor já combinou com o adversário?”.

Nossos planos e objetivos vão, diversas vezes, se chocar com planos e objetivos de outras pessoas. Digamos que o seu objetivo é se tornar diretor de sua empresa nos próximos cinco anos Quantos outros funcionários têm o mesmo objetivo e lutarão com unhas e dentes para realizá-lo.

Por isso, eu sempre digo em minhas palestras que uma carreira bem sucedida se baseia em um tripé formado pela motivação, disciplina e flexibilidade

Motivação, disciplina e flexibilidade são fundamentais para que você consiga manter-se motivado, caso seus planos sejam frustrados ou atrapalhados por situações não esperadas. Neste momento, reavalie seus valores, seus objetivos e seus planos de ação. Use conhecimento do ambiente e o autoconhecimento para acabar com o medo. Enfatize o lado positivo e seja paciente

E o mais importante: use o seu tanque reserva de motivação, empenho, bom humor e força de vontade. Você verá que dá para chegar até o próximo posto de reabastecimento.

Nenhum comentário: