sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Aprenda a Falar (bem!) em Público

Tive um excelente professor na minha graduação. Ele é um profissional como uma história profissional fantástica, atuou como executivo de um grande banco em vários países do mundo. Conhecia muito de finanças e era competentíssimo.

Porém, os alunos detestavam a sua aula. Por um simples motivo: poucos entendiam o que ele estava falando. Por que sua linguagem era cheia de termos técnicos, construções rebuscadas e citações que só uma pessoa com ampla cultura entenderia.

Este exemplo simples mostra como a capacidade de se comunicar é uma das competências mais importantes para o profissional.

Exatamente por isso, existem centenas de livros, palestras, cursos e workshops que abordam o tema. Não é objetivo dessa coluna ser mais uma a ensinar dicas e fórmulas mágicas para que você consiga falar em público. Vou apenas relatar algumas observações e experiências pessoais que podem ajudá-lo a desenvolver a sua capacidade de se comunicar.

O primeiro ponto a ser destacado é que, quando pensamos em falar em público, logo nos vem a mente a imagem de um púlpito ou palco, uma tela e um projetor, slides e um microfone.

Porém, a arte de falar em público é muito mais ampla. Em cada conversa, reunião ou telefonema que você faz durante seu dia de trabalho, está exercitando a arte de falar, a arte de se comunicar.

E da mesma forma que em uma apresentação para um grande público, você precisa saber se comunicar.

Para captar o interesse de seu interlocutor, ou de sua platéia, sua mensagem deve ter clareza e objetividade. O exemplo de meu professor mostra como a falta de clareza pode dificultar a comunicação.

Já a falta de objetividade, com certeza você deve ter vivenciado. Sabe aquele seu amigo ou companheiro de trabalho que começa a falar de um assunto e termina em outro? Você o cumprimenta com um “bom dia” e ele começar a explicar todo o seu trajeto desde a casa até a empresa, e entra em detalhes sobre o barulho estranho que o carro fez e ai dispara a contar sobre a viagem que fez à praia, etc.

E você ali, doido para arrumar uma desculpa para sair dali e ir cuidar de sua vida.

Será que sua comunicação tem sido clara e objetiva? Temos muita dificuldade em avaliar a forma como nos comunicamos. E raramente as outras pessoas nos alertam sobre os problemas e erros que cometemos ao falar.

A competência de fazer apresentações para públicos diversos realmente faz a diferença na carreira de profissionais de sucesso. Desde a venda de uma proposta comercial a um grupo de clientes, passando pelas reuniões com funcionários ou participantes de um grupo de trabalho, até as palestras motivacionais que os líderes precisam fazer para suas equipes, um grande profissional precisará exercitar esta capacidade diversas vezes em sua carreira.

E a qualidade destas apresentações pode ser a diferença entre a mediocridade e o sucesso profissional.

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