sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Quem decide seu futuro?

As competências são dons que recebemos ao nascer ou podemos desenvolvê-las com dedicação ou esforço? Alguém nasce líder ou por exemplo, vendedor?

Esta é a discussão que o filme Gattaca nos proporciona. No futuro, sua profissão será escolhida não por sua vontade ou por influência dos seus pais: seus genes é que decidirão se será operário, executivo, atleta ou cientista. Ethan Hawke interpreta Vincent Freeman,um jovem que tem um padrão genético imperfeito (é baixo, usa óculos, tem doenças genéticas) mas que alimenta o sonho de se tornar astronauta.

Dirigido por Andrew Niccol, Gattaca discute até que ponto nossa vontade e nossas decisões determinam nosso futuro. Freeman não aceita sua condição de inválido: por meio de várias cirurgias, assume a identidade de Jerome, interpretado por Jude Law, que tem genes perfeitos: alto, bonito, olhos claros, tornou-se um atleta, mas depois de um acidente, se entrega a bebida e a autodestruição.

A dedicação e comprometimento de Freeman (cujo sobrenome já indica sua índole: um homem livre) o levam até seu sonho: uma mega empresa que realiza vôos para a lua, emprego proibido para alguém com seus genes. Usa toda sua força e entusiasmo para superar suas limitações. Ao mesmo tempo, tem que esconder de todos que é um Inválido.

Já Jerome é a antítese de Freeman: mimado e egoísta, acha que o mundo é injusto por que não conseguiu realizar todo seu potencial. Põe a culpa nos outros pelos seus fracassos e erros.

O filme discute também o preconceito e os rótulos com os quais as empresas pré-julgam os possíveis candidatos. Não importa o conhecimento e a vontade de Freeman: ele simplesmente não pode concorrer a uma vaga pois pertence a uma “raça” inferior.

O filme mostra um futuro árido e uma sociedade dividida em castas. Mas se pensarmos bem, já não vivemos esta realidade hoje?

Bom filme!

Gattaca. Direção: Andrew Niccol. Estúdio Columbia, EUA/1997 .

Nenhum comentário: