sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ética e Carreira

Como posso manter uma postura ética? É possível ser bem sucedido sendo ético, em um mundo no qual a maioria das pessoas adota posturas antiéticas e imorais? Ética esta relacionada à minha marca pessoal, ou seja, ao nome e ao reconhecimento profissional que eu construo? Afinal de contas, o que é ética? É a mesma coisa que moral?

As palavras Moral e Ética expressam conceitos próximos, mas diferentes: Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Tem a ver com usos e costumes. Ética está relacionada ao conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros. Ética é a forma que o homem deve se comportar em sociedade. Ética é responsabilidade, é agir direito, sem prejudicar outras pessoas.

Era comum, há alguns anos, que as pessoas tivessem um só emprego durante toda a sua vida. Quem trocava constantemente de emprego era mal visto pelas empresas. Tinha a “carteira suja”, ou seja, existiam vários registros profissionais em sua carteira de trabalho, mostrando que era pouco comprometida com as empresas nas quais trabalhou. Hoje, é não só comum como até recomendável que o profissional tenha várias experiências profissionais.

Neste mercado em constante mutação, é importante que o profissional crie uma boa imagem em seu mercado, que sirva de referencial para as empresas que o contratarão. Ou seja, o profissional precisa basear sua atuação em diversos apoios:

Relacionamento = o profissional precisa construir uma rede de relacionamentos e contar com o apoio informal dos conhecidos e amigos;

Competência = o profissional precisa ter conhecimentos, habilidades e atitudes, ou seja, competências que sejam comercializáveis;

Diferenciação = O profissional precisa se destacar dos outros, precisa ser memorável, diferente;

Esta imagem tem por base a postura ética: não adiantar ser competente, diferenciado e ter bons relacionamentos se o profissional não se guia pelos padrões éticos, ou seja, em uma atuação profissional pautada pela responsabilidade, pela correção, sem prejudicar ou se aproveitar das outras pessoas em benefício próprio.

Profissionais que não constroem relações pautadas na ética podem até obter sucesso no curto prazo. É possível enganar as pessoas por pouco tempo. Mas no longo prazo, que é o espaço de tempo no qual uma carreira sólida se constrói, as pessoas perceberão a falta de ética e se afastarão deste profissional. E já discutimos nesta coluna que ninguém faz sucesso sozinho!

Nenhum comentário: