A maioria das pessoas não pensa em planejar sua carreira. Nós deixamos a vida nos levar. Gosto muito da música “Deixa a vida me levar” do Zeca pagodinho, mas esta frase só é bonita na música. Se você deixa a vida te levar, principalmente na sua vida profissional, dificilmente vai alcançar seus sonhos.
Mas como planejar sua carreira?
O primeiro passo é examinar sua identidade. É saber quem você é de verdade, o que gosta de fazer, o que te deixa feliz. Quem faz aquilo que gosta faz bem e quem faz bem é reconhecido profissionalmente.
A seguir, você precisa definir quais são seus valores. No que você acredita. Os valores são pessoais. Alguns dão mais importância a família. Outros ao sucesso, outros ao dinheiro e aos bens materiais. Nenhum valor é certo ou errado: ele deve fazer sentido para você. É importante, ao definir seus valores, não mentir para você mesmo. Se dá importância ao dinheiro, não defina como seu valor principal a família só por que isso é socialmente mais aceitável. Seja sincero: é sobre os seus valores que você vai planejar seus objetivos
O próximo passo é estabelecer metas e objetivos. Onde você estará profissionalmente daqui a cinco anos? Seja bastante específico: qual o cargo deseja ocupar? Em que tipo de empresa? Quanto pretende ganhar? Quanto mais detalhado for seu objetivo mais facilmente você vai conseguir desenhar seu plano de ação para chegar lá.
O plano de ação é seu próximo passo. Para definir um plano de ação, você precisa saber com detalhes quais as competências precisa ter para ocupar o cargo que almeja. Se o cargo que você quer daqui a cinco anos exige nível superior, você precisa começar a estudar até o próximo ano. Se o cargo exige ter a capacidade de liderança, você precisa começar a fazer cursos sobre o assunto. Faça uma lista de coisas que você precisa fazer em cada ano até chegar a seu objetivo.
Esta lista de tarefas deve ser bem detalhada. Quando você vai se matricular em um curso? Que curso? Onde? Por que este curso vai te levar a seus objetivos? Quanto vai custar? Mas não adianta planejar e não fazer. A cada mês, defina um dia no qual você vai revisar seus planos. Desta forma, evita sair de seu caminho.
É claro que este planejar sua carreira é um tema é muito profundo e que exige muita atenção aos detalhes. Na próxima coluna, vamos falar com mais profundidade sobre o plano de ação para alcançar seus objetivos. Mas eu vou te dar agora um dever de casa, uma tarefa: Defina quais são seus valores. E defina também onde quer estar daqui a cinco anos. Na próxima edição, voltamos a conversar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário