quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Coluna Yellow Magazine Agosto -Plano de Ação

Na coluna do mês passado, falamos sobre planejamento de carreira. E na nossa conversa falei que não devemos deixar a vida nos levar. Devemos definir onde queremos chegar. Hoje quero continuar este assunto, e falar sobre o plano de ação.
Existem diversas formas de se chegar a um mesmo lugar. Ao planejar sua carreira, você define exatamente onde quer chegar e quando quer chegar. Já o plano de ação vai te ajudar a como chegar lá.
Vamos tentar entender usando um exemplo bem simples. Digamos que seu objetivo é ir de São Paulo ao Rio de Janeiro. Você tem várias forams de chegar lá.
Uma das opções é você ir pela via Dutra. Está é a opção mais direta, caso decida ir de carro. Mas também pode ir até o litoral norte de São Paulo e seguir pela rodovia 101. Não é o caminho mais curto, mas com certeza é bem mais bonito. Pode também ir de avião. Este certamente é o caminho mais rápido, mas você talvez tenha que investir mais do que seria necessário de outras formas. Pode também ir até a rodoviária e embarcar em um ônibus até o Rio. Com certeza, será a forma mais barata de cumprir seu objetivo. Todos estes caminhos vão te levar até o Rio de Janeiro. A escolha que você fará depende dos recursos de que dispõe e como deseja utilizá-los estes recursos. Neste exemplo, os principais recursos que você utilizará e que orientarão sua decisão são tempo e dinheiro.
Então vamos voltar ao nosso plano de carreira. No mês passado pedi a você que definisse seu objetivo profissional para um período de tempo de 5 anos. Em outras palavras: onde você deseja estar profissionalmente daqui a cinco anos.
Sei que não é tão fácil assim se imaginar em um período de tempo tão extenso. Tanta coisa pode acontecer. Nós, brasileiros, por termos convivido durante muito tempo com uma inflação que corroia nosso poder de compra e nossos sonhos, não estamos acostumados a pensar tão a longo prazo. Mas faça um esforço. Faça uma análise de sua carreira até agora. Pense nos seus sonhos. Lembre daquilo que realmente lhe dá prazer no trabalho e que te motiva. E se imagine no mês de agosto de 2013. Onde você estará profissionalmente?
Vamos dizer que o plano é ser gerente administrativo de uma grande empresa. Ao analisar o perfil deste cargo, você percebe que é necessário ter cursado uma pós-graduação. Mas você ainda nem começou a faculdade. Como vai conseguir chegar lá?
Bem, precisamos então definir o que fazer a cada ano. Se seu plano é chegar neste cargo em 2013, em 2011 você tem que começar uma pós-gradução. E para começar esta pós, você tem que estar formado em 2010. Como estamos em 2010, você precisa entrar ainda este ano em uma faculdade, e melhor ainda, você precisa entrar em um curso tecnológico.
Se você não entrar na faculdade ainda este ano, como vai conseguir se formar em 2010, e entrar em uma pós em 2011 para chegar ao seu objetivo em 2013?
O Plano de ação vai dizer ano a ano, e melhor ainda, mês a mês, tudo aquilo que você precisa fazer para desenvolver as competências necessárias para ocupar o cargo que você deseja.
Uma coisa importante do plano de ação e colocá-lo no papel. Ele deve estar na sua agenda, no espelho do banheiro, na porta da geladeira. De outra forma, vira promessa de ano novo. Você promete que vai emagrecer, promete que vai parar de fumar, mas nunca faz nada disso. Por que não se cobra diariamente, não acompanha seu progresso, não compara seus resultados com aquilo que planejou.
O plano de carreira precisa ser realizado, ser colocado em prática, pois só assim você conseguirá atingir seus planos. Uma borá ferramenta para acompanhar seu plano de ação é escrever seu currículo como está atualmente. Depois, escreva seu currículo como ele será em agosto de 2013. A cada seis meses, reescreva seu currículo e compare com seu currículo ideal. Desta forma, você terá uma ferramenta prática para avaliar seu progresso em direção ao seu objetivo. Quando estamos na estreada, viajando, não verificamos sempre as placas para saber se estamos no caminho certo? Seu currículo será as placas que mostrarão se você continua no caminho certo. Senão, você pode planejar ir ao Rio de Janeiro. Mas pode acabar chegando a Curitiba.

Bom caminho para você! Na próxima edição, voltamos a conversar. Acelere sua carreira.

Nenhum comentário: