quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Coluna Yellow Magazine - Outubro - Network

Na edição passada, conversamos sobre a construção de sua network, ou seja, de sua rede de relacionamentos profissionais. Conforme prometido, vamos continuar a conversar sobre este assunto.
Em um de meus programas de rádio (Rádio Mundial 95,7 FM, toda sexta-feira, 17h30) no mês de setembro, recebi no ar a ligação de uma ouvinte que me perguntava se a rede de relacionamentos só funciona para nos ajudar profissionalmente. Respondi a ela que não. Na verdade, nossas redes de relacionamentos não profissionais, a rede de amigos, parentes e conhecidos é muito mais forte e bem estruturada que a rede profissional. Por um simples motivo: construímos estas redes sem perceber, desde o primeiro dia de nossas vidas. Nossa família é o primeiro elo de nossa rede de relacionamentos. E ela se fortalece à medida que nós crescemos e começamos a fazer parte de diversos grupos sociais: os colegas da escola, a turma de crianças da vizinhança, os amigos do curso de inglês, do balé ou do judô. A cada ano, nossa rede de relacionamentos pessoais aumenta progressivamente.
E por que não aproveitamos estes relacionamentos? Pense em quantas pessoas você conheceu durante toda a sua vida? De quantos você realmente se lembra? Com quantos ainda mantém relacionamentos? Quantos podem estar bem colocados profissionalmente nos dias de hoje e você não tem a mínima idéia?
É claro que não estou dizendo para você tentar, agora, depois de adulto, reatar todos estes contatos. Mas mesmo agora, convivemos com um grande número de pessoas em nosso cotidiano e não temos a mínima idéia de quem elas são. Quantos de nós conhecemos nossos vizinhos de prédio? Quantas vezes você parou para conversar com as pessoas que freqüentam a mesma igreja que você? Ou que freqüentam o mesmo restaurante, dia após dia? Quantas destas pessoas poderiam nos ajudar nos momentos que mais precisamos?
Para exemplificar, gostaria de lhes contar um fato que aconteceu em minha família, há algum tempo, que demonstra como nossa rede de relacionamentos pessoais pode ser mais importante até mesmo que nossos relacionamentos profissionais.
Há cerca de três anos, minha mãe sofreu um sério AVC. Por tomar alguns medicamentos para controlar a hipertensão, o sangramento no cérebro continuou por varias horas, comprometendo de forma irreversível suas funções cerebrais. Após entrar em coma, a situação de minha mãe se agravou ainda mais. Nesta mesma noite, o médico nos informou que, se ela não fosse operada imediatamente. Mas aquele hospital não tinha as condições para esta operação. E em Belo Horizonte, poucos cirurgiões tinham o preparo para realizar tão delicada operação.
Foi ai que conheci a força de uma rede de relacionamentos. Enquanto nossa família não sabia o que fazer, os amigos, colegas e conhecidos de meu pai conseguiram, em menos de uma noite, não só uma vaga em um dos melhores hospitais da cidade, como toda a equipe médica necessária para a operação.
Hoje, após longos anos de fisioterapia e tratamentos, quando falo com minha mãe pela webcam e mostro para ela seu mais novo neto, meu filho Theo, sei que devemos sua sobrevivência ao poder dos relacionamentos.
Então, da próxima vez que se encontrar com um vizinho ou conhecido, lembre-se: uma boa rede de relacionamentos pode salvar sua vida.
Nos encontramos no próximo mês. Até lá, alimente sua network. Faça contatos e Acelere Sua Carreira!

Nenhum comentário: