quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Coluna Yellow Magazine - Setembro - Network

O projeto Acelere Sua Carreira, que hoje conta com um programa de Rádio, um conjunto de cursos na Universidade Cidade de São Paulo (www.cidadesp.edu.br), um blog (www.aceleresuacarreira.com), um livro que será lançado em outubro e esta coluna mensal aqui na Revista Yellow, surgiu de uma necessidade pessoal que parece ser simples, mas que se na verdade é bastante complexa: manter contato com a minha extensa lista de conhecidos, ou seja, fazer network.
A cada semestre, como professor, travo conhecimento com centenas de pessoas extremamente interessantes, com experiências profissionais diversas e muito conhecimento. Por outro lado, estou sempre buscando me aperfeiçoar e sempre que posso estou nos bancos escolares como aluno.
Gerenciar esta rede de contatos sempre foi uma grande dificuldade para mim. Sou desorganizado (admito!), sempre esqueço o nome das pessoas. A maioria de vocês deve passar pelas mesmas dificuldades que enfrento. Como manter contato com pessoas que podem ser importantes em nossa carreira e nosso futuro, sem parecer chato ou inconveniente?
Ouvimos esta palavra diversas vezes por dia em nossos relacionamentos profissionais e pessoais. Mas afinal de contas, o que é network?
A tradução da palavra significa rede de trabalho. E essa idéia de rede, creio eu, é a mais adequada para entendermos o que realmente nossa network pode fazer por nós. Assim como uma rede de segurança, destas que protegem as janelas dos prédios ou os acrobatas em um circo, sua network tem o papel de suportá-lo, de ampará-lo quando você precisa, evitando que você caia. Ou seja, na hora que você mais precisar, seja por que ficou desempregado, seja por algum problema, sua rede de contatos vai protegê-lo e ajudá-lo a não cair.
E o que fazem os artistas de circo antes de subir no trapézio? Conferem e verificam cada um dos nós que compõem a rede. Por que se um nó estiver mal feito ou desamarrado, a rede não vai protegê-lo.
Os nós de sua network são cada um dos contatos que você faz em seu cotidiano. Cada um destes contatos tem que ser feitos adequadamente, para garantir que sejam fortes o suficiente para que sua rede seja coesa.
O grande erro que a maioria de nós comete é só procurar as pessoas que conhecemos quando precisamos delas.Quando estamos em uma situação de aperto, lembramos de ligar para aquele amigo que não vemos há muito tempo, aquele ex-companheiro de trabalho que sempre evitamos atender ao telefone, ou aquele parente distante com quem nunca conversamos.
Uma boa rede deve ser alimentada, tratada e construída não quando você precisa de ajuda, mas sim quando você pode ajudar. Quando você se lembra das pessoas, oferece ajuda, indica para um trabalho, dá uma dica de negócios, fortalece cada um dos nós de sua rede. Quando precisar, com certeza as pessoas lembrarão daquilo que você fez por elas.
É importante que você crie um sentimento de confiança com as pessoas. Network só existe se as pessoas confiam em você. Retribua os favores que as pessoas fizerem. Assim, a rede se fortalece ainda mais. Busque conselhos com pessoas mais velhas. Elas se sentem bem em orientá-lo, e lembrarão de você como uma pessoa interessada em crescer. Busque informações com as pessoas de seu relacionamento. Fazer um curso é uma excelente forma de aumentar sua rede de relacionamentos. Faça contatos com pessoas que trabalham em áreas diferentes da sua. Tenha também o cuidado de não passar dos limites. Cada pessoa se sente bem com um determinado nível de intimidade. Não ultrapasse os limites estabelecidos, para que não pareça inconveniente.
Se você construir estes relacionamentos com cuidado e carinho, quando precisar, terá ajuda. Mas nunca peça "pelo amor de Deus!". Não pareça desesperado, pois a pessoa se sentirá pressionada. E nunca cobre um favor que fez a esta pessoa.
Se um contato procurá-lo pedindo ajuda, faça tudo que estiver ao seu alcance para ajudá-lo. Dê importância ao que as pessoas dizem, pois quando alguém o procura, o assunto pode não ser importante para você, mas com certeza é importante para a pessoa.
Na próxima edição, vamos continuar a conversar sobre este assunto. Até lá, alimente sua network. Faça contatos e Acelere Sua Carreira.

Nenhum comentário: