quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Muitos profissionais buscam o Curso Tecnológico com o objetivo de redirecionar sua carreira. Vários motivos podem influenciar a decisão de uma mudança de carreira: a simples insatisfação com a carreira atual; mudanças no ramo de atuação, em geral devido a mudanças tecnológicas; dificuldade em progredir na profissão atual; e até o mesmo a desemprego.
A idéia de mudar de carreira, depois de uma certa idade e experiência, pode ser assustadora. Porém, com um planejamento adequado e bastante dedicação, é possível realizar esta transição de maneira bastante tranqüila.
Buscar conhecimento, através de um Curso tecnológico, já é um grande passo para um processo vitorioso. Em qualquer ramo, as empresas sempre buscam pessoas com competências e conhecimento.
Mas alguns outros passos também devem ser observados. A primeira pergunta a se fazer é o motivo de sua insatisfação. É com a carreira? É com a empresa? É com a falta de perspectiva de crescimento? As vezes você não precisa de uma nova carreira, mas sim de novos objetivos e desafios, ou mesmo de uma nova empresa.
O segundo ponto é fazer uma auto-análise. Quais são os seus pontos fortes e fracos? O que você sabe fazer melhor? No que se diferencia? Não se restrinja ao que faz profissionalmente. Quem sabe não é hora de transformar aquele hobby em sua fonte de renda? É difícil fazer esta análise sozinho. Peça ajuda de seus amigos, de seus familiares. Em geral, eles observam aspectos que você não consegue enxergar.
Antes de mudar de ramo, procure conversar com pessoas que já atuam na carreira. Faça uma pesquisa de mercado. Como é a procura por profissionais? Quais os conhecimentos necessários? Qual a remuneração média? O mercado de trabalho está em expansão? E o futuro da carreira? Busque o máximo de informação possível sobre o setor no qual pretende atuar. Quando imaginamos uma carreira, costumamos ter uma visão romântica dos fatos, e muitas vezes a realidade é bem diferente. Mudar de carreira exige muito esforço e dedicação. Seja crítico e realista. Analise as informações que coletou. Se possível faça um teste durante um curto período de tempo, talvez buscando um emprego temporário na área.
Não se esqueça também de analisar se a mudança é financeiramente viável. Mudar de carreira no meio da vida profissional significa, na maioria das vezes, aceitar uma remuneração menor durante um período de tempo. Afinal você é um profissional sem experiência e será remunerado como tal. Verifique seu orçamento, estude quais gastos você pode reduzir. Faça um colchão financeiro, uma poupança razoável antes de mudar de ramo. Sempre há a possibilidade da mudança não dar certo. e você precisa estar preparado.
Se a mudança que você busca é planejada, um Curso Tecnológico pode lhe ajudar muito em sua nova carreira. Não apenas pelos conhecimentos que irá adquirir, mas também pela rede de relacionamentos que você conseguirá, já que a maioria dos alunos atua na área escolhida. Esteja atento, durante o curso, às oportunidades que sempre surgem. Dedique-se, trabalhe em grupo, faça amizades. Elas serão de grande valor na sua nova carreira.
Eu fiz esta transição e estou bastante feliz com minha decisão. e você? Dê a sua Opinião

Nenhum comentário: