domingo, 1 de abril de 2007

Pesquisa sobre a aceitação dos cursos tecnológicos pelo mercado de trabalho

Há dois anos realizo uma pesquisa sobre a aceitação dos alunos formados em cursos tecnológicos pelo mercado de trabalho. Nos três levantamentos já realizados, coletamos informações sobre cerca de 300 empresas, dos mais variados portes e de mercados diversos.
Começamos uma nova rodada de levantamento, e objetivo é coletar dados de cerca de 400 empresas. Para realizar um projeto tão ambicioso, conto com a ajuda de meus alunos do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Cidade de São Paulo.
Um questionário com 4 perguntas é direcionado aos profissionais de RH das empresas pesquisadas. O instrumento tem por objetivo coletar a opinião destes profissionais sobre os cursos tecnológicos e identificar a aceitação dos candidatos com graduação tecnológica nos processos seletivos realizados pela empresa.
Apesar de ainda não totalmente analisados, os dados parecem indicar que a aceitação dos formados em cursos tecnológicos, em especial na área de gestão, vem aumentando a cada semestre. Outro ponto importante que emerge das análises iniciais é que os profissionais de RH que dizem desconhecer o que são os cursos tecnológicos em geral são mais resistentes aos candidatos com esta formação. Já os profissionais que conhecem e entendem o objetivo dos cursos tecnológicos, que é formar profissionais especialistas em uma determinada área da empresa, aceitam os tecnológos da mesma forma que aceitam um bacharel ou um licenciado.
Pretendo publicar os dados das 4 rodadas do levantamento ainda este ano, através de um artigo que está sendo escrito em parceria com o Prof. Rogério Tineu.
Conto com a ajuda de todos!
abs

Nenhum comentário: