quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Você é bom de conversa?

Conversar é uma verdadeira arte que pode ser aprendida e aperfeiçoada
Basta seguir alguns princípios básicos de comunicação


Saber conversar é vital para quem, trabalha em contato direto com pessoas. Um bom diálogo tem o poder de agradar, distrair e conquistar. Mas, infelizmente, nem todos se saem bem nessa arte. Saber escolher os assuntos e expor os próprios argumentos de maneira clara, simples e concisa é uma característica que muitos empreendedores não tem.

E se você quiser construir uma boa rede de clientes, que lhe possibilitem garantir sua renda, precisa fazer jus a esse cartaz. Em outras palavras, quem sabe falar bem, sabe se vender, aumentando seu giro de negócios e, consequentemente, seu faturamento.

Na faculdade, tive um professor muito competente, que já havia atuado como executivo de um grande banco em vários países do mundo e entendia muito de finanças. Sua aula tinha tudo para ser a melhor do curso, mas os alunos a detestavam porque não entendiam o que ele dizia. Apesar de ser um excelente profissional, o professor usava uma linguagem cheia de termos técnicos, e citações rebuscadas, que afastava as pessoas. Palavras simples, pronunciadas com simpatia, produzem muito mais efeito do que discursos elaborados.

Você já se perguntou como anda a sua comunicação? Essa não é uma avaliação fácil de fazer, porque raramente as pessoas nos alertam sobre os erros que cometemos ao falar. Mas você pode começar a prestar um pouco mais de atenção em sua maneira de se expressar e em algumas simples regrinhas que são os principais ingredientes de uma boa conversa. Eis algumas delas:

Aprenda a ouvir
Ouvir com atenção, demonstrando interesse pelo assunto abordado, é o primeiro passo para estabelecer um contato agradável e duradouro. Procure não se distrair nem ir pensando na resposta que vai dar. Esteja presente na conversa. Seu interlocutor percebe quando você está realmente prestando atenção no que está dizendo.

Descubra quais são os interesses da outra pessoa
Cliente não é psicólogo. Não o incomode com seus problemas pessoais. Ao invés disso, procure descobrir quais os argumentos prediletos dele e, se você não entender nada sobre o assunto, não entre em pânico – faça perguntas e mostre interesse em aprender mais. Questões bem formuladas ajudam a evitar as pausas desagradáveis e ajudam o outro a se exprimir .

Saiba quando é melhor silenciar
Tão importante quanto saber conversar é saber entender a necessidade de silêncio do outro. Você será muito apreciado se souber entender e respeitar esse momento. Como saber quando esse é o caso? É simples, basta prestar atenção ao tom de voz ou à direção do olhar dele.

Por fim, seja objetivo
Antes de falar, procure ter em mente a mensagem que deseja passar e foque-se nela. Faça frases curtas, com um tom de voz tranqüilo. Dê uma breve pausa entre a fala de seu interlocutor e a sua resposta. Essa atitude acalma e dá segurança. Evite falar sem parar muitos assuntos ao mesmo tempo é sinal de ansiedade. E demonstra arrogância e desrespeito pela opinião do outro.

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