quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Caxito indica livros para se pensar a carreira no site da Exame

10 livros para inspirar sua carreira em 2011

EXAME.com reuniu obras de diferentes gêneros literários indispensáveis para o próximo ano - e que podem servir de inspiração para sua carreira


Em artigo da Jornalista Talita Abrantes, Prof. Caxito indica livros para se pensar a carreira no proximo ano

Coluna de Fabiano Caxito na revista Profissão mestre

A revista Profissão Mestre nº135, de dezembro de 2010, traz uma coluna escrita por Fabiano Caxito sobre o marketing educacional.

O Marketing e as instituições de ensino.
Prof. Ms. Fabiano Caxito

Uma marca é um nome, termo, signo, símbolo ou design que tem a função de identificar a promessa de benefícios associada a bens e serviços, e aumenta o valor de um produto ou serviço além de seu propósito funcional.
Vou dar um exemplo: o material e a mão-de-obra necessários para fazer uma calça jeans são sempre os mesmos: alguns metros de tecido, um zíper, um botão, alguns metros de linha e algumas horas de trabalho de uma boa costureira. Mas, enquanto uma calça jeans sem marca pode ser comprada por R$15,00 em lojas do Brás ou do Bom Retiro, uma calça semelhante, feita por uma grife famosa, chega a ser vendida por R$3.000,00 em lojas da Oscar Freire. E o que diferencia uma da outra? A marca. O propósito funcional, ou seja, vestir a pessoa, é atendido por ambas as calças. Mas a marca amplia este propósito. Ela também serve para demonstrar status e poder de compra.
E no caso dos serviços? A marca ganha ainda mais importância, pois, diferentemente dos produtos, que possibilitam que suas características físicas sejam comparadas de forma objetiva as características dos produtos concorrentes, os serviços podem ser definidos como um ato ou desempenho intangível, já que sua comercialização não resulta na posse física de nenhum bem. Assim, a reputação da empresa ou do profissional que presta o serviço é fundamental para que o cliente faça sua escolha.
Outro aspecto importante dos serviços é a heterogeneidade, ou seja, a prestação do serviço e a percepção de sua qualidade variam de cliente para cliente, pois na maioria das vezes o cliente participa do processo de “produção” do serviço.
Quando se trata de instituições de ensino, a construção de uma marca é fundamental para o sucesso do negócio, pois o investimento realizado pelos pais na educação de seus filhos não envolve apenas o dinheiro pago nas mensalidades, mas a promessa e as expectativas de um futuro de sucesso para seus filhos.
O crescimento acelerado do número de escolas e a expansão dos grandes grupos educacionais aumentam ainda mais a dúvida dos pais no momento da escolha da escola ideal para seus filhos, pois além da tradição da instituição, é importante analisar a adequação dos conteúdos, tecnologias e metodologias de ensino às necessidades de formação profissional em um mercado em constante evolução.
A construção de uma marca forte, que deve traduzir a qualidade do ensino oferecido pela escola é a função do Marketing Educacional, que pode ser definido como o posicionamento das instituições de ensino junto aos usuários de seus serviços.
Desta forma, os famosos 4 Ps do marketing (Produto/Serviço, Preço, Praça e Promoção) precisam ser ampliados, incluindo as Pessoas envolvidas direta e indiretamente na prestação do serviço, tais como os professores, auxiliares, funcionários administrativos e de atendimento aos alunos; os Processos, ou seja, as metodologias educacionais utilizadas; e as Evidências Físicas (Physical Evidence), que envolvem o ambiente no qual um serviço é prestado e que transmitem ao cliente a promessa de qualidade do serviço proposto, como salas de aulas equipadas, laboratórios e bibliotecas atualizadas e infraestrutura  de apoio ao aluno.
Porém, na maioria das escolas, o marketing educacional, apesar de tão importante, ainda é visto como uma atividade secundária, com ações pontuais restritas aos períodos de captação de alunos. É necessário que as escolas busquem a profissionalização da área, com o desenvolvimento de um planejamento estratégico de marketing que realmente comunique os diferenciais da instituição e construa uma marca de valor que a destaque em relação aos seus concorrentes.

mais um podcast no site da Voce S/A

Dicas de Marketing Pessoal com Marcio Miranda

Dinheiro nasce em árvore!

Dicas de Carreira com Talia Jaoui

O Crescimento do comercio on-line no Brasil

dicas para atuar na área de vendas

Caxito é entrevistado pela Exame: 8 coisas para fazer por sua carreira antes do ano novo

8 coisas para fazer por sua carreira antes do ano novo

Saiba quais são as atividades que você não pode deixar para depois de 31 de dezembro


São Paulo – A contagem regressiva para 2011 começou - e muita gente já está com os dedos cruzados para que o tempo voe até lá. Mas, em meio às compras de natal e listas de promessas para o próximo ano, ainda dá tempo para dar um jeito na carreira e deixar tudo pronto para os próximos 365 dias. 

EXAME.com
 listou as 8 atitudes que você deve tomar por sua carreira antes que 2010 dê o último suspiro.
1. Atualize seu currículo
Uma maneira prática para definir o saldo de 2010 para a trajetória profissional é atualizar o currículo. Essa missão, no entanto, não se resume a apenas colocar uma nova data no topo do documento. Para deixar seu currículo pronto para eventuais oportunidades em 2011, é preciso fazer uma criteriosa revisão das principais conquistas ao longo do último ano.
O primeiro passo para isso é criar um levantamento de todos os números que embasaram suas realizações profissionais, como o quanto o seu setor cresceu ao longo do ano. Depois, avalie sistematicamente como você trabalhou para evoluir em sua própria formação acadêmica em 2010. Seus conhecimentos em outro idioma melhoraram? Você concluiu ou, pelo menos, começou algum curso de atualização neste ano?
Elenque tudo segundo ordem de relevância para o seu crescimento profissional e adicione as informações mais importantes ao seu currículo e carta de apresentação. Mas, cuidado para não cair em um dos 7 erros fatais do currículo.
2. Organize seus contatos
Sabe aquele montanha de cartões de visita que você recebeu ao longo de 2010? Para não deixar suas práticas de networking caiam no vazio, agora é a hora de colocá-los em ordem e agregar um destino útil a cada um deles.
Para começo de conversa, não os deixe amontoados em uma das gavetas da sua mesa. Organize-os, fisicamente, em ordem alfabética (de preferência, com base no nome da empresa e setor de atuação). Depois, passe todas essas informações para uma base de dados no computador. Vale os serviços do Outlook, uma planilha de Excel ou um documento do Google Docs.
Dica útil para o resto da vida profissional: após cada troca de cartão, anote na parte traseira dele informações relevantes sobre aquele contato, como a data em que conheceu a pessoa, o contexto do encontro e, até, algumas curiosidades que possam servir de pistas para que você retome o contato posteriormente, como o tipo de comida, música ou restaurante que ela aprecia.
3. Crie linhas de comunicação (e fuja dos spams)
Aproveite o clima propício do fim do ano para reativar o relacionamento com antigos contatos profissionais ou colegas de faculdade. Agora, nada de enviar e-mails padrão de boas festas para toda a sua lista.
“Monte uma mensagem de fim de ano mais individualizada, remeta ao último encontro que você teve com a pessoa e, em alguns casos, já proponha novo encontro ou parceria para 2011”, aconselha Fabiano Caxito, professor da FIA e autor do livro “Não deixo a vida me levar, a vida levo eu!” (Editora Saraiva).
Com base na lista de cartões que você acabou de organizar, defina quais daqueles contatos são realmente relevantes para a sua carreira profissional e para o seu networking.
“Crie estratégias para “cuidar” do seu relacionamento com essas pessoas ao longo de todo ano”, sugere Adriana Gomes, coordenadora da área de pessoas e do núcleo de carreiras da ESPM.
4. Caia na rede
Você até pode bater o pé contra isso. Mas pesquisa recente aponta: o recrutamento pela web já supera a contratação por indicação no Brasil. Por isso, acredite: para ser conhecido pelos principais recrutadores, é necessário se sobressair na internet.
Isso não significa que você precisa neste exato momento abrir uma nova janela e se cadastrar em todas as redes sociais possíveis. Neste caso, menos é mais, sim.
Por isso, escolha as mais relevantes para a sua área de atuação (nesse caso, LinkedIn é quase unanimidade) e comprometa-se a atualizá-las com freqüência.
Que tal aproveitar os próximos dias para construir sua reputação na web como especialista em sua área de atuação? Pensando nisso, Adriana sugere a criação de um blog. “O mercado de trabalho busca pessoas criativas, que tenham facilidade de relacionamento e que saibam se comunicar. Um blog é um bom meio para demonstrar isso”, diz.
No entanto, não vale apenas criar o blog, escrever alguns posts e deixá-lo às moscas. É preciso criar uma rotina de publicação periódica. Neste ponto, se seu senso de realidade alerta que a missão é quase impossível para seu cotidiano atribulado, então prefira a criação de um currículo ou portfólio na web.

5. Faça uma sabatina consigo mesmo
A próxima tarefa para os próximos dias? Feche-se para balanço. Isso mesmo. Apesar da correria para cumprir todas as obrigações profissionais e familiares em tempo, tire algumas horas para avaliar o quanto você evoluiu nos últimos meses.
Mas, nesse processo, não se atenha apenas aos números e aos dados concretos de evolução profissional. Para avaliar de maneira concreta a quantas anda a sua carreira, é preciso engajar-se em uma trajetória para dentro de si.
“A gente precisa se olhar de tempos em tempos para definir com sobriedade a vida que vislumbra para os próximos meses”, diz Marco Túlio Zanini, professor da Fundação Dom Cabral.
Isso significa que os dias anteriores à virada devem ser dedicados para uma espécie de “jogo da verdade” individual. Você deve ser franco e analisar questões como o quanto satisfeito está com o seu trabalho, ou o quanto aquela rotina tem agregado para o desenvolvimento de suas competências profissionais e pessoais, entre outros pontos.
“A questão não é se você subiu na hierarquia, mas o quanto conseguiu evoluir em seu nível de contribuição profissional e qual o valor dado a isso”, afirma Zanini.

6. Elabore um plano de ação
Com base nessa espécie de “confessionário” (ou muro das lamentações) individual, elabore estratégias de ação para chacoalhar sua carreira no próximo ano. Cuidado com uma lista de intenções demasiadamente abstrata e romântica.
A dica, neste ponto, é ser o mais realista e preciso possível. Ou seja, não vale afirmar que precisa fazer um MBA em uma instituição estrangeira se você não tem dinheiro suficiente para isso ou não se enquadra no perfil para se candidatar a uma bolsa de estudos.
Dessa forma, seja metódico ao elaborar essa lista de propostas para 2011. Defina prazos e meios para tirá-las do papel.
7. Saia das nuvens e coloque os pés no chão
Não espere janeiro para colocar cada item dessa lista de intenções em prática. Por exemplo, se sua ideia é começar um curso de idiomas no próximo ano, inscreva-se antes do dia 31 de dezembro.
“Se esperar até 3 de janeiro é bem provável que esqueça de todas essas resoluções”, afirma Caxito. Para ele, todos têm até o fim do ano para “ultrapassar a fronteira do passar” e dar movimento para todas decisões profissionais ou pessoais.
8. Um quase sabático 
Esforce-se para sair da caixa. É comum que, com o passar do tempo, muitos profissionais se enclausurem em assuntos e rotinas apenas referentes com sua area de atuação. Mas é preciso ir além disso.
“O movimento de criatividade e inovação é feito com base na abertura para diferentes áreas e culturas”, diz Adriana. Por isso, use os últimos suspiros de 2010 para experimentar livros, filmes e lugares diferentes daqueles que já fazem parte do seu cotidiano.