domingo, 27 de dezembro de 2009

Saiba trabalhar em equipe!

A maior parte dos resultados profissionais que obtemos se deve não somente a nós, mas dependem do envolvimento e dedicação de outras pessoas, sejam nossos subordinados, companheiros, amigos, familiares e até mesmo clientes.
A grande dificuldade que encontremos para aprender a trabalhar em equipe vem da própria cultura das empresas. Enquanto nos discursos se glorifica o trabalho em equipe, os programas de incentivo, bônus, prêmios e promoções valorizam o resultado de curto prazo e o individualismo.
As empresas querem a equipe, mas premiam o melhor. Querem o trabalho em conjunto, mas privilegiam uns em detrimento de outros, pregam a iniciativa e a criatividade, mas forçam os funcionários a se enquadrar e se conformar com a estrutura e as normas.
Talvez por isso uma das frases que mais se ouve nos corredores das empresas é “Faço Muito, Mas Ninguém Reconhece!”. Esta sensação leva à desmotivação e a perda de talentos, que acabam por buscar novas oportunidades. Isso, no melhor dos casos!
Como somos incentivados a valorizar o individualismo, passamos a considerar que somente podemos contar com o nosso trabalho. E daí para achar que o nosso jeito de fazer as coisas é o melhor jeito é um passo.
Não percebemos que as pessoas são diferentes de nós e que isto não é ruim. Muito pelo contrário. A diferença nos enriquece e nos completa.
Não dizem que os opostos de atraem e se completam? Isso é verdade nos relacionamentos pessoais e amorosos. Mas nos nossos relacionamentos profissionais, queremos que todos sejam iguais a nós, que pensem da mesma forma, que não discutam nossas decisões e concordem com nossas opiniões.
Lembre-se: as pessoas são diferentes, e ser diferente significa apenas ser diferente: nem melhor, nem pior. Permita-se encontrar pessoas que, exatamente por serem diferentes, o completarão e o ajudarão a conquistar resultados que, sozinho, você não alcançaria.
Aos 30 anos de idade, eu estava começando minha vida profissional do zero. E tive a grande sorte de contar com dois auxiliares, Jefferson e Sérgio, que foram os grandes responsáveis pelo início de uma carreira ascendente. Sem se importar em receber hora extra ou reconhecimento pessoal, os dois dividirão comigo noites e madrugadas de dedicação total. Os dois foram os responsáveis pela minha promoção à Supervisor de Vendas em apenas 4 meses.
Quando assumi a equipe de 9 vendedores, eles estavam completamente desmotivados. Eram considerados os piores vendedores e por isso, atendiam as piores rotas de clientes. O fato é que, em menos de um ano, nossa equipe era campeã de vendas, os vendedores recebiam os melhores salários da distribuidora e ganhavam a maioria dos prêmios e bônus, e fui promovido a Gerente de Vendas.
E qual o segredo? Nenhum! Simplesmente ouvi e respeitei a opinião de todos. Criamos uma cultura de equipe na qual todos se sentiam responsáveis pelos resultados de todos, e portanto, se importavam e queriam ajudar. E dividimos os resultados financeiros e de reconhecimento.
Hoje, quase 10 anos depois, tenho a grande sorte de contar, novamente, com uma grande equipe, meus sócios e assistentes. Com a ajuda deles, a dedicação e o comprometimento, tenho certeza de meu ano de 2010 será cheio de conquistas.


E você? Já construiu sua equipe?

domingo, 6 de dezembro de 2009

Entrevista na TV SOS

O Trabalho de divulgação do Livro Não Deixo a Vida me Levar, A Vida Levo Eu! continua

Desta vez, estive na TV SOS, direcionada aos alunos da rede SOS Computadores.




A entrevista é bastante leve, interessante e direcionada a quem está começando a pensar em sua carreira profissional.



sábado, 5 de dezembro de 2009

Entrevista na CBN já está no site da Rádio

Minha entrevista com Heródoto Barbeiro, para o programa Mundo Corporativo, já está no site da Rádio.


Clique aqui e ouça o podcast e assista ao vídeo



O programa vai ao ar na rádio amanhã, domingo, dia 06 de dezembro, a partir das 8h00

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Entrevista no Programa Mundo Corporativo, do jornalista Heródoto Barbeiro - Rádio CBN

Neste domingo, 06 de dezembro, serei entrevistado no Programa Mundo Corporativo, do jornalista Heródoto Barbeiro, na Rádio CBN - 90,5 FM, será das 08h00 às 09h00.
Falarei sobre meu livro, "Não Não Deixo a Vida me Levar, A Vida Levo Eu!

Você também pode assistir ao vídeo da entrevista no site www.cbn.com.br, clicando no Blog do Barbeiro.

Não deixem de assistir.