segunda-feira, 27 de julho de 2009

Apresentação dos cursos de pós

Assista aos vídeos de apresentação dos cursos de pós-graduação e MBA que coordeno na Universidade cidade de São Paulo - Unicid. As matriculas encontram-se abertas



terça-feira, 7 de julho de 2009

Lançamento do Livro "Não deixo a Vida me levar, A vida levo eu".


O lançamento será dia 12/08 a partir das 19:00 Hrs, na Saraiva do Shopping Anália Franco.
Conto com a presença de todos!
Acelere sua Carreira!!

Entrevista no site "Vida Universitária"

terça-feira, 7/julho, 2009
Você pode fazer a diferença: comece a construir sua marca pessoal desde já
O autor do livro “Não deixo a vida me levar, a vida levo eu” (editora Saraiva) concede entrevista exclusiva para o portal Vida Universitária com conselhos e dicas para quem, apesar de ainda estar estudando, já se preocupa com a carreira.
1) Professor, o senhor que é professor universitário, escritor e traz em sua experiência uma prestigiosa carreira em grandes empresas. Que conselho daria aos universitários que, já a partir da faculdade, querem se preparar para a vida profissional?
Em primeiro lugar, acho fundamental que o universitário faça uma auto-análise para verificar se o curso que escolheu é realmente a profissão que deseja para a sua vida. Muitos jovens são pressionados pela família a optar por determinado curso sem levar em conta suas aptidões e desejos. Outros são influenciados por algum modismo, sem pensar que essa escolha os acompanhará pelo resto de suas vidas. Em minha experiência, descobri que quem não é feliz em sua profissão não é feliz na vida. É fundamental identificar algo que amamos, alguma coisa que nos completa, e transformá-la em profissão.
2) E a questão do estágio? A partir de que momento o universitário deve começar a pensar nele?
O estágio é fundamental para começar uma carreira. Sabemos que a grande maioria das empresas exige experiência, mesmo sabendo que os candidatos estão apenas começando. O estagio não só permite ao aluno aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, como é o primeiro passo para construir uma rede de relacionamentos profissionais.
3) Essa rede é o que chamamos de network? Como construir uma rede de contatos sólida ao longo da faculdade?
O curso superior é uma excelente oportunidade tanto de crescimento acadêmico, como de formação e ampliação da rede de contatos ou network – dois fatores fundamentais para a entrada no mercado de trabalho e posterior crescimento. Pense em quantos colegas de universidade já atuam, ou passarão a atuar nos próximos anos, em posições de chefia e gerência, tendo o poder de decidir, por exemplo, uma contratação.
4) Professor, e o marketing pessoal? O que pode ser feito nesse sentido apartir da experiência universitária?
Uma marca é um nome, um termo, um signo ou um símbolo que tem a função de identificar a promessa de benefícios associada a bens e serviços, aumentando o valor de um produto e seu propósito funcional.Vou dar um exemplo: o material e a mão-de-obra necessários para fazer uma calça jeans são sempre os mesmos – alguns metros de tecido, um zíper, um botão, linha e um certo número de horas de trabalho de uma boa costureira. Porque, então, enquanto uma calça jeans sem marca pode ser comprada por R$ 15,00 em lojas do Brás ou do Bom Retiro, uma calça semelhante, feita por uma grife famosa, chega a ser vendida por R$ 3.000,00 em lojas da Oscar Freire? O que diferencia uma da outra? A marca. O propósito funcional, que é vestir a pessoa, é atendido por ambas as calças. Mas a marca amplia este propósito. Ela também serve, por exemplo, para demonstrar status e poder de compra.
Uma pessoa pode ser uma marca. Pense em Michael Jordan, Gabriela Sabatini, Alex Atala, Washington Olivetto e tantos outros nomes que são verdadeiras grifes. O valor de um produto aumenta simplesmente por ter o nome de uma destas pessoas ligado a ele. Uma marca pessoal é um sinal de confiança. Atinge emoções que orientam nossas decisões. Muitos de seus atuais colegas de classe serão, no futuro, diretores, gerentes ou até mesmo empresários. E no momento em que estes profissionais precisarem indicar ou contratar alguém para sua equipe, quem você acha que ele irá indicar? Aquele aluno que vivia no bar da esquina, faltava aulas e quando esta em sala, só atrapalhava? Ou o aluno interessado que sempre fazia observações interessantes, era dedicado e que sabia trabalhar em grupo? Comece a construir sua marca pessoal desde já!
5) Algumas pessoas temem fazer marketing pessoal pois acreditam queDessa maneira estarão tendo uma atitude pouco profissional. Isso é verdade?
Um ponto fundamental para se construir uma boa marca pessoal é descobrir a sua especialidade. Michael Jordan foi um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Construiu uma das mais valorosas marcas pessoas. O nome Air Jordan assina uma das mais conhecidas e bem sucedidas linhas de artigos esportivos.
Quando se aposentou, Jordan quis começar uma nova carreira esportiva como jogador de baseball. Foi um erro. Ele nunca conseguiu ser um jogador ao menos mediano. Descubra o que você faz bem feito, qual é a sua especialidade, e se torne referência neste assunto. Assim, ficará mais fácil construir sua marca. A marca pessoal deve ser construída por meio dos resultados que você obtém. Algumas pessoas erram exatamente por anunciar mais do que fazem ou por tentarem assumir como seus resultados que foram construídos por outros.
6) Quais são os erros mais comuns de um estudante com relação ao seupreparo para entrar no mercado de trabalho?
Acho que o principal erro é considerar que o diploma, por si só, trará a garantia de sucesso profissional. A quantidade de informação e conhecimento gerada a cada dia é gigantesca. O que era verdade ontem já deixou de ser hoje. Os conhecimentos adquiridos em qualquer curso superior, por melhor que seja a instituição, estarão desatualizados nos próximos anos. No mercado de trabalho atual, formação superior é um requisito qualificador, ou seja, é imprescindível para que você possa entrar no jogo. Mas o que o tornará um profissional diferenciado é continuar estudando continuamente. A educação é para a toda vida.
7) O que o senhor aconselha nesse sentido?
Temos eventos nacionais são de altíssimo nível, como, por exemplo, os organizados pela HSM Management, que já trouxe ao Brasil grandes gurus da administração, tais como Peter Drucker e Michael Porter.O importante, ao se escolher um destes cursos, é verificar a qualidade da instituição que o organiza, o conhecimento e competência dos palestrantes e professores, a adequação do tema aos seus objetivos profissionais e o corpo discente, ou seja, quem são os alunos. Nào esqueça de que ali, qualquer que seja o curso, este é um momento ideal para aumentar a sua rede de relacionamentos, sua network, outro ponto comum a profissionais de sucesso.
Quando um estudante universitário deve começar a pensar na continuidadede seus estudos? Um MBA é sempre a melhor alternativa?
Um curso de pós-graduação,seja Lato Sensu ou Stricto Sensu fará a diferença na carreira profissional. Se já existe um salto no nível salarial entre os indivíduos que possuem ensino médio e aqueles que possuem curso superior, aquele que possuem uma pós-graduação sobe mais um degrau. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 2008 aponta que cada ano de estudo a mais aumenta15,07% o salário do profissional.
Outro dado importante que pode ser retirado dessa pesquisa é que, quanto maior a escolaridade, maior a chance de ocupação, ou seja, menor o tempo gasto em busca de um emprego.
9) Quais as opções de especialização mais comuns?
Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são voltados para o nível de especialização, mais direcionados à área profissional, de mercado, e com caráter de educação continuada. Têm carga horária mínima de 360 horas. Nesta categoria estão os cursos de especialização, os cursos de aperfeiçoamento e os cursos designados como MBA (Master Business Administration), que se tornaram muito comuns no Brasil nos últimos anos.
Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos e na Europa, onde são cursos Stricto Sensu, os cursos de MBA brasileiros possuem natureza e nível equivalentes aos programas de Pós-graduação Lato Sensu.O objetivo do MBA é proporcionar ao formando uma visão global do funcionamento de uma empresa, capacitando-o a dirigi-la, já que, além dos aspectos técnicos de cada área, a liderança também é desenvolvida.O MBA, por natureza, é um curso com conteúdo generalista, onde o aluno adquire uma visão abrangente, e não especifica do ambiente dos negócios. Assim, seu currículo inclui disciplinas relacionadas à economia, finanças, marketing, administração estratégica, contabilidade gerencial e comportamento organizacional.
Porém, ao lado de cursos reconhecidamente excelentes, existem muitos cursos são vendidos como MBA, mas que em nada diferem de um curso de especialização Lato Sensu.
10) Como escolher o curso certo para cada caso?
Antes de decidir cursar um MBA, é importante realizar uma pesquisa sobre as diversas ofertas que existem no mercado. Guias como o da Revista Você S.A. e da Revista Exame, que anualmente classificam os melhores cursos do país, podem ser como um bom parâmetro de decisão. Normalmente mais caros e com uma carga horária mais pesada do que os cursos de especialização Lato Sensu, os MBA cresceram de forma tão acelerada nos últimos anos que, em algumas áreas do mercado de trabalho, como a financeira, deixaram de ser um diferencial para quem quer buscar uma boa colocação, passando a quase uma obrigação.
O investimento ainda vale a pena, mas é importante selecionar adequadamente a instituição. Atualmente, coordeno os MBAs em Gestão Comercial, Transportes Urbanos e Supply Chain Management da Universidade Cidade de São Paulo (www.cidadesp.edu.br), que são cursos de excelente nivel acadêmico.
11) Professor, muito obrigado pela entrevista.
Foi um prazer. Aproveito para parabenizá-los pelo excelente portal. É muito bom que os universitários possam contar com um espaço tão completo e atualizado.